Resenha do livro - Êxtase

19:29

[imagem tirada da internet]
Título: Êxtase
Autor (a): Lauren Kate
Número de páginas: 350
Editora: Galera Record
Nota:

ATENÇÃO! PODE HAVER SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES!



Sinopse: No quarto e último aguardado livro da série Fallen, Luce e Daniel estão juntos e parece que nada mais vai separá-los. O problema é que o destino amaldiçoado de uma mortal e de um anjo caído promete surpresas. O céu está escuro com asas, como areia em uma ampulheta, o tempo está se esgotando para Luce e Daniel. Para parar Lúcifer de apagar o passado eles devem encontrar o lugar onde os anjos caíram na Terra. Forças sombrias estão atrás deles, e Daniel não sabe se consegue fazer isso viver só para perder Luce uma vez e mais outra. No entanto, juntos, eles enfrentarão uma batalha épica que deixará corpos sem vida e poeira de anjos. Grandes sacrifícios são feitos. Corações são destruídos. E de repente, Luce sabe o que deve acontecer.

Minha opinião: Ultimo livro da série. Finalmente eu podia ver o desfecho de toda a história de Luce e Daniel. E mais uma vez fiquei decepcionada com o livro. Entendam, eu AMO essa série, mas sempre fico decepcionada com os livros, já comentei isso antes, mas vamos lá. Eu acho que essa história tinha TUDO pra dar certo, mas a autora sempre dá um jeito de escrever tudo errado e fora do tempo. Lembrando que essa é a MINHA opinião ok? 
Nesse último livro Luce entra em um Anunciador e começa uma viagem de volta para suas vidas, ela sente que há alguém a acompanhando em suas viagens, e por um tempo acha que é Daniel ou Cam, mas ela acaba se deparando com uma criaturinha nada amigável a primeira vista, e muito menos nas outras, mas enfim, essa criaturinha começa a ajudar Luce em sua viagem, mas as vezes ele mais atrapalha do que ajuda. 
Luce não confia muito nesse pequeno ser que a está acompanhando, sempre com um pé atrás, ela volta cada vez mais em seu passado, vendo suas eu's anteriores se apaixonando pelos Daniel's anteriores e morrendo logo após seu primeiro beijo. Assim Luce começa a entender o que Daniel sempre lhe disse e o medo que ele tinha que ela se desintegrasse novamente em sua frente sem poder fazer nada. Algumas Luces causam mais comoção na Luce atual do que outras. 
Ela sabe que qualquer coisa que ela faça pode afetar não somente seu futuro, mas o futuro de todos ao seu redor e isso torna tudo mais complicado para ela. 
Enquanto Luce está voltando às suas vidas passadas, finalmente, Lauren foca um pouco nos outros personagens do livro, Daniel, Cam, Molly e todos os outros estão em busca do lugar da Queda, onde os anjos caíram a muito tempo atrás, nenhum deles se lembra onde fica e eles precisam chegar lá antes de Lúcifer, o anjo caído que quer apagar de vez o momento da Queda. Nesse momento começa o verdadeiro indicio do grande clímax do final. Porém, se eu contar será muito spoiler. 
Todos os anjos sabem porque Lúcifer quer apagar o momento da Queda, mas Luce está na busca para saber disso também. 
Acontece que em uma das vidas anteriores Luce finalmente descobre o grande segredo, o segredo no qual a série foi baseada. 
Bom, o que dizer quando você lê o livro pensando que terá um final e tem outro totalmente diferente? Lauren conseguiu (pelo menos pra mim) se redimir no último momento, do último livro. Ela conseguiu colocar tudo o que deixou a desejar nos primeiros três livros em Êxtase e finalmente me fez ter aquele sentimento de "valeu a pena".
Somente o fim da história que foi completamente diferente do que eu pensei que seria, porém achei que ficou super perfeito, e pra quem estiver curioso, no fim do livro, no momento da grande revelação ,tudo, quando digo tudo quero dizer TUDO MESMO é explicado.

Considerações finais: Bom, devo admitir que pensei seriamente, e várias vezes, em deixar de acompanhar a saga, mesmo adorando a história. Porém, quando cheguei no último livro, no começo a vontade de largar tudo e sair chutando o que visse pela frente foram bem maiores, porém... em algum momento (quase no meio do livro) do último volume da saga, algo me prendeu e foi como uma vozinha em minha mente dissesse "você tem que continuar a ler, você vai se surpreender" e não é que realmente a vozinha estava certa? Como eu disse, Lauren conseguiu reunir todos os pontos que ela deixou a desejar no começo da saga no ultimo livro, se isso foi intencional ou não eu nunca vou saber, porém deu muito certo. Ela conseguiu, pelo menos a mim, trazer de volta a confiança dos leitores no último livro, mas infelizmente, para alguns foi um pouco tarde demais. Minha nota para esse livro, numa escala de 0 a 5 é 4,5; como eu disse, mesmo tendo todo o clímax e tudo mais, teve muita enrolação no começo do livro, e só por isso não foi nota máxima. 

Comparações: Como se trata de um último volume de uma saga ou série, vou fazer pequenas comparações aqui. Primeiramente na escrita, Lauren começou com uma escrita bem infantil no primeiro livro, focando apenas em Luce e seus sentimentos, no segundo livro sua escrita não teve muito avanço nesse sentido e começou a me irritar o fato de que, mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa, ela insistia em focar apenas em Luce, quando poderia dar mais atenção aos outros personagens que praticamente imploravam por mais cenas de destaque dentro da história. Somente no terceiro livro ela conseguiu dar uma leve avançada em sua escrita, mas isso foi melhorar (ou não, depende do ponto de vista) ou mudar de um modo que fosse possível notar uma diferença, somente no último livro. 
Já no enredo, como eu sempre comentei, Fallen era uma história que tinha absolutamente tudo para dar certo (e vocês devem estar enjoados de me ouvir dizer isso), porém com o tanto de enrolação, muitos leitores deixaram de acompanhar a saga, o que foi uma pena, parecia que Luce não estava agradando aos leitores como era esperado que ela agradasse. Fazendo uma comparação bem nada a ver, Luce pode (e foi) comparada com Bella, de Crepúsculo, e realmente elas tinham muito em comum, aquela história de menina desengonçada e apaixonada que acaba caindo nas graças do garoto enigmático e solitário e depois descobre que pra ficar com ele terá que colocar sua vida em risco e mesmo assim aceita as condições por seu amor. Isso parecia (e era) uma fórmula de sucesso, porém os leitores não queriam outra Bella Swan nos livros, eles queriam (assim como eu) uma personagem forte e decidida, que fizesse e acontecesse tudo. E em certo momento dos livros, Lauren tentou colocar isso, mas não funcionou, pois a imagem de menina sem sal e sem açúcar de Luce já havia pegado na boca do povo. Então, no fim tudo o que Luce tentava fazer para se parecer uma menina forte e decidida acabava dando errado e ela acaba se colocando em perigo e Daniel tinha que salvá-la. SEMPRE!
Somente no último livro, Luce finalmente deu uma bola dentro e conseguiu, pelo menos a mim, me conquistar e mudar um pouco meu conceito sobre ela e somente depois do grande segredo ser revelado que eu finalmente entendi Luce, como um todo, porque ela era daquele jeito e porque Daniel havia se apaixonado por ela tantas e tantas vezes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse foi o fim de uma saga, tem mais um livro relacionado a Fallen, Apaixonados, mas não sei se vou fazer a resenha dele, pois ainda não o li, espero ler em breve, e quando terminar talvez eu poste uma resenha sobre ele aqui no blog. 
Espero que tenham gostado, qualquer dica, sugestão de novos livros pra resenhas, dicas pra posts, pedidos e reclamações, só deixar aqui nos comentários.

Por: Amanda B. Grippa

You Might Also Like

0 comentários

Nós conte a sua opinião sobre o assunto :)

Popular Posts

Curta nossa Página no Facebook

Flickr Images