Resenha do livro - Amanhecer

13:14

Imagem tirada da internet
Título: Amanhecer
Autor (a): Stephenie Meyer
Número de páginas: 567
Editora: Intrínseca
Nota:

ATENÇÃO! PODE HAVER SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES!

Sinopse: "Crepúsculo desafiou a imaginação. Lua Nova deixou os leitores sedentos por mais. Eclipse transformou a série em um fenômeno global. Agora, Amanhecer... o livro que todo mundo estava esperando, encerra a saga de paixões e perigos com um desfecho de tirar o fôlego."

Estar irrevogavelmente apaixonada por um vampiro é tanto uma fantasia como um pesadelo, costurados em uma perigosa realidade para Bella Swan. Empurrada em uma direção por sua intensa paixão por Edward Cullen, e em outra, por sua profunda ligação com o lobisomem Jacob Black, ela resistiu a um tumultuado ano de tentação, perda e conflito, para atingir o momento da decisão final. Essa escolha é fatal entre fazer parte do obscuro, mas sedutor, mundo dos imortais ou seguir uma vida totalmente humana se tornou marco que poderá transformar o destino dos dois clãs: vampiros e lobisomens. 
Agora que Bella tomou sua decisão, uma corrente de acontecimentos sem precedentes se desdobrará, com consequências devastadoras. No momento em que as feridas parecem prontas para ser cicatrizadas, e os desgastantes confrontos da vida de Bella, resolvidos, isso pode significar destruição. Para todos. Para sempre. 



Minha opinião: O tão esperado último volume da saga que arrebatou milhões de leitores mundo afora, a saga que se tornou um fenômeno mundial, tão lida e tão comentada quanto Harry Potter, o que muitas vezes gerou muitos conflitos. O último livro, o desfecho tão esperado para a história de amor tão impossível desde Romeu e Julieta. 
Nesse último volume da saga, podemos ver uma Bella diferente, uma Bella mudada. Ela e Edward finalmente se casam e vão ter seu "felizes para sempre", isso na teoria, pois na prática é totalmente diferente. 
Seus "problemas" começam já em seu casamento, com a chegada de Jacob, que estava sumido desde o último livro 'Eclipse'. Ele vêm para poder ter sua dança com a noiva, Bella. Após isso, Bella e Edward vão para sua lua de mel, lá eles acabam tendo sua primeira relação, o que acaba se tornando um fardo para Edward que promete não fazer mais isso até que Bella se transforme em uma vampira. Isso deixa Bella muito desapontada. E após muito chorar consegue ter o que deseja novamente. Porém, a lua de mel dos dois pombinhos é encurtada porque Bella descobre que está grávida. O que é impossível, pois Edward é um vampiro.
E então começa a parte mais "chata" do livro, e meu primeiro desapontamento com a história. Eles voltam para casa e escondem a gravidez de Bella do pai dela, pois o bebe, por ser meio vampiro e meio humano acaba tirando todas as forças e energias de Bella. 
Então Jacob se revolta contra seu grupo que quer colocar fim, não somente à vida dos Cullen, mas também a de Bella. 
E esse livro tem uma novidade, que eu particularmente não gostei muito, mas enfim, muita gente aprovou, ele é dividido em 3 partes, primeiro é a Bella quem narra a história como de costume, na segunda parte vemos tudo pelo ângulo dos olhos de Jacob, e vemos os sentimentos dele ao redemoinho de sensações e de tragédias que estão acontecendo à sua volta e depois voltamos para Bella. 
Nesse ponto já podemos ver uma Bella vampira e com sua filha nascida e bem, então acontece o que eu mais odiei no livro todo, Jacob, querendo matar a criança por a considerar uma aberração acaba sofrendo um "imprinting" com Renesme (o pior nome da história). 
E então, depois disso, uma vampira acaba vendo a bebe e a considera um bebe imortal e vai tagarelar para os Vulturi que começam a marchar para a casa dos Cullen a fim de acabar com tudo, e então a família em uma ação totalmente desesperada começa a juntar um exército de vampiros em sua casa para defenderem a menina... E a partir da volta do ponto de vista de Bella o livro fala basicamente apenas sobre isso. Até que os Vulturi vem e bem, se você quiser saber o final, vai ter que ler o livro ou ver o filme, embora eu aconselhe a ler o livro. 


Considerações finais: Bom, no geral, esse livro foi o desfecho emocionante que todos os fãs estavam aguardando, a autora não fez como outras que deixou para tudo ser explicado no último livro, até porque não havia nenhum mistério assim para ser revelado, apenas um. ATENÇÃO, SPOILER! Apenas o de Jacob, que não é bem um segredo, mas explica o porque de ele ser tão ligado e se sentir, as vezes, atraído por Bella, acontece que ele se sentia "atraído" por algo que tinha dentro de Bella, uma essência, que mais para frente se tornou sua filha. Mas enfim... Um ponto que eu não gostei, mas que se fosse tirado não haveria um quarto livro, é exatamente Renesme, não sei porque, acho que ela não deveria existir. Me julguem! Mas eu realmente não gostei da ideia de Bella ficar grávida, me desculpe. Acho que isso levou a história para um rumo totalmente diferente! Tudo bem que todos gostaram de sair um pouco da mesmice, porém eu achei que Stephenie podia ter feito isso de uma outra maneira, talvez os Vulture vindo atrás de Bella e tal... Mas enfim, não fui somente eu, já conheci várias pessoas que concordam com meu ponto de vista. 


Comparações: Novamente, como esse é o desfecho vou fazer algumas comparações de um modo geral dos 4 livros. Primeiramente temos o começo de tudo, Crepúsculo, que foi um sucesso, todos amaram, inclusive eu, nunca tinha lido algo parecido, era algo novo, inovador, cheio de perigos e romance. Depois temos Lua Nova, que decepcionou muita gente, inclusive a mim, foi considerado pela maioria dos fãs o pior livro da saga. Nele vemos o sofrimento de Bella após sei deixada por Edward, e é só. No terceiro livro, Eclipse, a história toma um rumo um pouco diferente, porém ainda Bella sendo perseguida por vampiros do mal enquanto Edward tenta salvá-la. Já no quarto livro, Amanhecer, a história toma um rumo COMPLETAMENTE diferente. Podemos dizer que estava seguindo para a direita e de repente, do nada, vira para a esquerda e vai embora. Eu particularmente não gostei do final da história, mas isso na minha opinião, achei que poderia ter sido diferente, podia ter sido melhor. Mas enfim... é isso, o livro já foi escrito à 5 anos, então. Não há nada que possa ser feito.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse foi o fim da saga de Crepúsculo, tem mais um livro relacionado à saga, na verdade mais dois, "A breve segunda vida de Bree Tanner" e "Sol da meia noite" que é Crepúsculo, sob a visão de Edward. Já li a "A breve segunda vida de Bree Tanner" e logo logo eu faço a resenha pra vocês. 

Por: Amanda B. Grippa

You Might Also Like

0 comentários

Nós conte a sua opinião sobre o assunto :)

Popular Posts

Curta nossa Página no Facebook

Flickr Images